Clínica Odontológica: guia para montar a sua e ter sucesso

Atualizado: 22 de mar.

Gerenciar uma clínica odontológica não é uma tarefa simples. O dentista, gestor do próprio negócio, tem de lidar com uma rotina exigente, seja atendendo os pacientes ou fazendo a gestão do seu negócio.


clínica odontológica, imagem de um consultório odontológico completo
Clínica Odontológica: como montar um negócio de sucesso.

Há um ditado que diz “o sucesso deixa pistas”. Ao pensar em sua clínica odontológica, talvez essa afirmação desperte sua curiosidade sobre como gerenciar um negócio de sucesso.


Essa curiosidade é válida, afinal se você analisar um pouco o mercado, descobrirá por que algumas clínicas odontológicas são bem-sucedidas e outras permanecem paradas no tempo. Mas antes disso, você deve estar disposto a se fazer uma pergunta simples: o que faz uma clínica odontológica bem-sucedida?


Continue a leitura e veja como montar um negócio de sucesso.



O que torna uma clínica odontológica bem-sucedida?


Podemos dizer que cada clínica odontológica de sucesso possui um DNA único. Existe algo ligado a construção de uma identidade de marca que ajuda a aumentar a satisfação do paciente e o crescimento do negócio.


Os pacientes geralmente são compelidos por uma série de razões a ir em busca de cuidados para sua saúde bucal. Isso significa que o sucesso da sua clínica odontológica depende parcialmente do atendimento oferecido a eles.


Isso, combinado com uma boa estratégia de gestão e a implementação de ideias para melhorar sua clínica odontológica, conduzem o seu negócio rumo ao sucesso. Esses fatores são, essencialmente, o que diferencia você de seus concorrentes.


Logo, ser único significa dar aos seus pacientes um motivo em potencial para escolher você ao invés de outros dentistas locais. Não importa se você se concentra em uma especialidade específica ou se você oferece serviços odontológicos diferentes.


Além disso, criar uma perspectiva única sobre os seus serviços odontológicos, atrelado ao uso de ferramentas como um sistema odontológico que permite fazer uma gestão eficiente, tem o poder de levar sua clínica odontológica ao sucesso.



Saiba como montar uma clínica odontológica


Embora serviços de rotina como limpeza e restauração dos dentes estejam sempre em demanda, pesquisas mostram que um número crescente de pessoas estão cada vez mais interessados na odontologia estética, como serviços de clareamento e alinhadores invisíveis.


Logo, decidir quais serviços você pretende oferecer em sua clínica odontológica, qual o nível de especialização e quais as licenças necessárias são as etapas iniciais para você montar sua própria clínica odontológica.


Posteriormente, você precisará se preocupar com questões como: montar um plano de negócio, definir estratégias de marketing, o local da sua clínica odontológica, os equipamentos necessários, entre outros fatores.


Para você, que assim como outros profissionais, está passando por esse processo, elaboramos um guia para ajudá-lo a montar um negócio de sucesso.



Equipamentos indispensáveis na rotina de uma clínica odontológica


Um dos primeiros passos para montar sua clínica odontológica e começar a atender seus pacientes é listar e comprar os equipamentos mais importantes na rotina de uma clínica odontológica.