top of page

Estética Facial: entenda o que é e quais os principais tratamentos

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Conheça a estética facial, uma área promissora no ramo da estética que dominou o mercado de saúde, beleza e bem-estar.


profissional realizando procedimentos de estética facial em uma mulher
Estética Facial: entenda o que é e quais os principais tratamentos.

Os cuidados com a saúde, beleza e bem estar se encontram em alta no mercado. Afinal, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em melhorar não só a auto estima, mas também a qualidade de vida, e a estética facial tem sido uma grande aliada.


A estética em si, é um nicho de mercado que tem crescido cada vez mais, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de estética cresceu 567%, entre 2014 a 2019.


Esse crescimento continua acelerado e uma área que vem tendo cada vez mais destaque é a estética facial, uma especialidade que conta com diversos procedimentos promissores e de grande procura pelo público em geral.


E se você já trabalha ou pensa em empreender em um negócio na área de estética facial, saiba que o cenário é favorável e tende a render bons resultados.


E para conhecer melhor a estética facial e as diversas possibilidades de sucesso deste segmento, não deixe de ler este artigo. Preparamos um conteúdo completo e cheio de dicas para você, profissional da estética avançada.


Neste artigo você vai encontrar:

Boa leitura!



O que faz a estética facial?


A estética facial é uma área que trata da saúde e beleza do rosto, corrigindo linhas de expressões, marcas e cicatrizes e diversos outros aspectos, através de um conjunto de procedimentos que fornece harmonia para o rosto e o bem-estar em geral dos pacientes.


O campo da estética facial possui diferentes técnicas de tratamento, e cada vez mais as pessoas buscam esse tipo de atendimento para melhorar a sua autoestima, tornando essa área tão promissora no mercado.


Quais são os objetivos da estética facial?


Como visto anteriormente, a estética facial cuida da saúde do rosto, o objetivo maior é promover o bem-estar e saúde do paciente, devolvendo muitas vezes o volume e firmeza de diversas áreas do rosto.


A aparência do rosto e os cuidados com a pele influenciam diretamente na autoestima dos pacientes, sendo assim a estética facial está no mercado para entregar tudo aquilo que o paciente almeja no âmbito da saúde, beleza e bem-estar.


Para que o paciente consiga o tão sonhado resultado a estética facial possui vários procedimentos, conheça no tópico abaixo alguns dos mais buscados no mercado da estética facial.




Quais são os principais procedimentos de estética facial?


Com o crescimento acelerado e a grande procura por grande parte dos pacientes, nesse caso tanto o público femino quanto o masculino, a estética facial conta com inúmeros procedimentos para atender as mais diversas necessidades.


Sendo assim, vamos conhecer alguns dos principais procedimentos que estão em alta no campo da estética facial. Acompanhe!


Harmonização facial


A Harmonização Facial é um procedimento indicado tanto para homens quanto para mulheres que desejam melhorar a aparência e harmonia dos traços do rosto.

Essa técnica tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, como o nariz, queixo e dentes, deixando-o mais harmônico, realçando ou diminuindo alguns traços, aumentando o volume, entre outros resultados.



Limpeza de pele


A Limpeza da Pele é um dos procedimentos mais realizados nas clínicas de estética, tendo como objetivo fornecer uma limpeza mais profunda da pele, a remoção de espinhas e cravos e impurezas que uma limpeza normal não consegue eliminar.


E engana-se quem acha que a limpeza de pele é indicada apenas para peles oleosas, pelo contrário esse tratamento é indicado para todos os tipos de pele.


Micropigmentação


A Micropigmentação é um procedimento que consiste na implementação de pigmentos na pele, com o objetivo de corrigir diferenças de comprimento e assimetria nas sobrancelhas, e fornecer um contorno mais uniforme de acordo com o que o paciente está buscando.


Existem dois tipos de micropigmentação, a técnica de sombreamento e a micropigmentação fio a fio, um dos benefícios desse procedimento é o tempo de duração dos resultados, que varia de 2 a 5 anos.


Peeling


O Peeling é um tratamento da estética facial onde são aplicados alguns ácidos sobre a pele, que ajudam a retirar as camadas danificadas por meio da descamação e a promover o crescimento de uma camada mais lisa, elástica, suave e fresca, por meio da renovação celular da pele facial.

Esse procedimento é indicado para pacientes que desejam renovar a pele, combater a oleosidade e tirar manchas. Os produtos utilizados devem ser adequados ao tipo de pele, bem como a frequência do tratamento.


Bioestimulador de Colágeno


Os Bioestimuladores de Colágeno são substâncias aplicadas na face para estimular a produção de novas fibras de colágeno.


Esse procedimento é minimamente invasivo e alguns dos benefícios são a diminuição de rugas e marcas de expressão, e a diminuição da flacidez, trazendo um aspecto mais jovem para a pele do paciente.


Algumas das substâncias mais utilizadas para aplicação do bioestimulador de colágeno são o Ácido Polilático, a Hidroxiapatita de Cálcio e o Policaprolactona.


Skinbooster


A aplicação de Skinbooster é um dos procedimentos da estética facial mais buscados nos últimos tempos. Ele promove uma hidratação profunda no rosto, o que favorece seu rejuvenescimento acelerado.


O material melhora o aspecto da pele e estimula a produção de colágeno, deixando-a mais firme e radiante.



5 Motivos para investir em estética facial na sua clínica


Confira agora, os 5 motivos para investir em procedimentos de estética facial na sua clínica:


1. É um excelente atrativo


Como já vimos no decorrer deste artigo, o mercado de estética facial está crescendo cada vez mais e buscar formas de se diferenciar da concorrência é muito importante.


E como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a beleza e autoestima, oferecer procedimentos estéticos faciais pode ser um grande diferencial e até mesmo um atrativo para trazer mais pessoas a sua clínica.


2. Aumento na lucratividade


Por ser uma técnica famosa entre os pacientes, a estética facial é uma excelente oportunidade de aumentar sua lucratividade, pois oferece a facilidade de atrair diversos pacientes e manter a agenda sempre cheia.


Sabendo divulgar seus serviços e fazendo a correta precificação dos procedimentos, as chances de obter sucesso financeiro são diversas.


3. Grande procura pelos procedimentos


A pandemia trouxe a necessidade das reuniões online, que por sua vez, fizeram com que as pessoas passassem a reparar mais em sua estética facial. Essa maior atenção a esses aspectos, aumentou a procura pelos procedimentos de estética facial.


4. Possibilidade de criar e se reinventar


Como a cada dia surgem diferentes necessidades no mercado da estética facial, essa é uma técnica que permite ao profissional criar e reinventar diversos métodos de tratar os seus pacientes.


Logo, essa é uma excelente área para que o profissional expanda o seu conhecimento em busca de técnicas inovadoras, tratamentos de resultados mais rápidos e duradouros e outros fatores que possam ajudá-lo a se destacar no mercado.


5. Baixa complexidade


Umas das maiores vantagens de se trabalhar com a estética facial é a baixa complexidade dos tratamentos, que em sua maioria são minimamente invasivos e não costumam apresentar efeitos adversos ou intercorrências.


Nesse sentido, apenas dominando as técnicas e orientando os pacientes sobre os cuidados necessários após a realização de cada procedimento, é possível proporcionar resultados incríveis e garantir a satisfação de todos os pacientes atendidos.


Saiba também como se organizar para Black Friday na Estética com as dicas que preparamos para aumentar as vendas!


Qual profissional pode executar procedimentos de estética facial?


A área de estética facial é ampla e repleta de procedimentos, sendo necessário que o profissional tenha domínio das técnicas para realizar esse tipo de atendimento.


Nesse sentido, o biomédico esteta é o profissional mais qualificado para realizar procedimentos de estética facial. No entanto, existem certos procedimentos que podem ser realizados por dentistas e esteticistas que possuam as qualificações necessárias.


Para que não ocorram problemas, é necessário que o profissional avalie a complexidade de cada tratamento e se suas qualificações permitem a realização do atendimento.


Conclusão


No decorrer deste artigo, podemos visualizar o quanto a área de estética facial é promissora, ampla e repleta de possibilidades, e como os procedimentos dessa área são aliados para melhorar a autoestima, saúde e beleza dos pacientes.


Aproveite para saber mais sobre abrir clínica estética de franquia, já que essa alternativa também é um grande sucesso no segmento.


Além disso, dentro desse campo tão abrangente, um dos procedimentos de maior destaque é a aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como botox. Conheça mais sobre esse procedimento incrível, lendo o artigo: Toxina Botulínica: indicações e quais os melhores locais de aplicação.

5.513 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page