top of page

Qual o melhor software odontológico para sua clínica: 6 dicas para você fazer a escolha certa

Atualizado: 17 de mai. de 2023

Entenda como escolher o melhor software odontológico para sua clínica e elevar o nível da sua gestão, além de oferecer mais qualidade, segurança e praticidade para os seus pacientes.


Dentista feliz por ter escolhido o melhor software odontológico para sua clínica
Saiba como escolher o melhor software odontológico para sua clínica

Você sabia que o Brasil é o país com mais dentistas do mundo, com cerca de 375 mil profissionais, sendo 107 mil em São Paulo, 44 mil em Minas Gerais e quase 35 mil no Rio de Janeiro. De acordo com o levantamento realizado em 2022 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o setor teve um crescimento no número de profissionais relevante principalmente no período de 2010 a 2018, cerca de 42%.


Porém, mesmo com esse número expressivo de pessoas se interessando e buscando formação em odontologia, muitos dentistas ainda não enxergam a importância de um software odontológico em seu consultório ou clínica.


Isso significa que muitos dentistas estão perdendo tempo e dinheiro com processos manuais e ineficientes, além de correrem o risco de perder informações importantes ou sofrerem com problemas de segurança.


Se você é um desses profissionais que ainda não adotou um software odontológico ou está insatisfeito com o seu atual, este artigo é para você.


Neste artigo, vamos te mostrar como escolher o melhor software odontológico para sua clínica, levando em conta vários fatores como funcionalidades, facilidade de uso, segurança, suporte e preço.


Você vai aprender como avaliar as diferentes opções disponíveis no mercado e encontrar uma solução que atenda às suas necessidades e expectativas. Não perca tempo e continue lendo este blog.


Neste blog você verá:


Para saber melhor como funciona um software odontológico, leia o artigo: Software Odontológico: Como funciona e qual a melhor opção


Por onde começar?


Ao pesquisar qual é o melhor software odontológico para sua clínica, é importante levar em consideração vários fatores para encontrar uma solução que atenda às necessidades específicas do seu negócio.


O preço é um fator importante a considerar ao escolher o melhor software odontológico, mas é preciso usar de bom critério, porque muitas vezes o barato pode sair caro. Verifique os diferentes pacotes e planos disponíveis e escolha um que atenda às necessidades da sua clínica e ao seu orçamento.


Lembre-se de que escolher o melhor software odontológico é uma decisão importante e que pode ter um impacto significativo no sucesso da sua clínica. Por isso, é importante investir tempo e recursos na pesquisa e avaliação de diferentes opções antes de tomar uma decisão. Aqui estão algumas dicas mais básicas de onde começar sua pesquisa e análise:

Conheça as necessidades da sua clínica


Para descobrir as necessidades da sua clínica odontológica e escolher o melhor software odontológico, você pode seguir os seguintes passos:


Realize uma análise SWOT. Esse método consiste no planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.


Ao fazer a análise SWOT na sua clínica, você poderá identificar esses fatores e ter uma visão mais clara sobre eles. Isso pode ajudá-lo a ter uma visão geral da sua clínica e entender onde há necessidades de melhoria.


Converse com seus funcionários e pacientes para entender suas necessidades, expectativas e sugestões. Pergunte o que eles acham que poderia ser melhorado na clínica, o que eles mais gostam, o que acham que falta, entre outros pontos relevantes.


Analise seus dados financeiros e operacionais para identificar áreas que possam ser melhoradas. Por exemplo, se você perceber que está gastando muito dinheiro em suprimentos ou que está perdendo muitos pacientes, pode ser um sinal de que há necessidade de mudanças em sua gestão de suprimentos ou na experiência do paciente.


Realize pesquisas de mercado para entender o que os pacientes esperam de uma clínica odontológica e como você pode atender melhor às suas necessidades. Isso pode envolver a análise de concorrentes e a identificação de lacunas no mercado que você pode preencher.


Avalie as tendências e as mudanças no mercado odontológico para entender como sua clínica pode se manter relevante e competitiva. Por exemplo, se houver uma demanda crescente por tratamentos estéticos, pode ser uma oportunidade para você expandir seus serviços nessa área.


Ao seguir esses passos, você vai identificar as principais necessidades da sua clínica. A partir daí, você consegue buscar um software que mais impacte positivamente na sua rotina.


Quais ferramentas são essenciais?


A facilidade de uso das ferramentas de um software odontológico deve permitir que o profissional realize toda a gestão do negócio de forma rápida e fácil, com dados centralizados em uma única plataforma. Lembre que o melhor software odontológico para sua clínica deve ser fácil de usar e intuitivo.


Existem diversas ferramentas que você deve considerar essenciais na hora de escolher o melhor software odontológico. Vamos listar as principais abaixo:


Plataforma financeira


O melhor software odontológico deve possuir uma plataforma financeira de fácil entendimento e usabilidade. Através dela você deve poder visualizar, analisar e prever movimentos financeiros para elaborar as melhores estratégias. Algumas ferramentas importantes de uma plataforma financeira ideal são: Gerenciamento das contas a pagar e receber, emissão de relatórios financeiros, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, entre outras funções.


Controle de estoque


Permite que o profissional tenha controle sobre os materiais utilizados na clínica ou consultório, proporcionando uma melhor previsão e assertividade no processo de compras. Através de um controle de estoque de fácil alimentação e visualização, o profissional consegue fazer investimentos mais assertivos e até economizar evitando compras desnecessárias.


Agendamento online


Oferecer para seus pacientes maior comodidade e facilidade em agendar consultas por conta própria, por exemplo, além de facilitar o dia a dia da clínica poupando o tempo que sua secretária gastaria para atender telefonemas ou responder e-mails relacionados à agendamentos, proporciona uma experiência imersiva incrível ao seu paciente. Um software que ofereça uma ferramenta assim pode mudar o nível de experiência que seu paciente vivencia, assim como a imagem que ele tem sobre a sua clínica.


Prontuário Digital


Mais facilidade e agilidade na etapa de registro e consulta de informações de seus pacientes, além de resolver um problema antigo: otimizar o espaço físico do consultório sem a necessidade do armazenamento desses dados fisicamente. As clínicas do futuro não possuem papéis acumulados e você, com certeza, não vai querer sua clínica olhando para o passado.


Odontograma


Acesso ao histórico geral da boca do paciente com todos os tratamentos odontológicos a que esse paciente já foi submetido - ou os procedimentos a que será submetido. Através deste registro, é possível documentar a qualidade da saúde oral de forma individual e detalhada. Por isso, essa ferramenta precisa estar no melhor software odontológico para sua clínica.


Ferramentas de Marketing


Encontrar um sistema que facilite a execução de ações de marketing, se tornará um diferencial competitivo para sua clínica. Ações como campanhas de topo, meio e fundo de funil, visando a atração, conversão e fidelização dos pacientes, potencializam o alcance de uma clínica em todos esses aspectos, otimizando a sua gestão como um todo.


Exija suporte contínuo


O melhor software odontológico deve ter um suporte contínuo, pois ele garante que o software esteja sempre atualizado e funcionando corretamente. Além disso, pode ajudar a solucionar problemas técnicos e a tirar dúvidas dos usuários.


Preze pela segurança de informações


Ao pesquisar sobre qual é o melhor software odontológico, o requisito segurança das informações é muito importante, pois protege as informações dos pacientes, como histórico médico, exames, tratamentos, entre outras informações sensíveis. Além disso, a violação das informações pode destruir a confiança dos pacientes e colocar em risco a integridade do consultório.


Busque indicações de colegas


Pedir indicações de colegas pode ajudar a escolher o melhor software odontológico que atenda às suas necessidades e expectativas. Isso porque uma pessoa de confiança ou bem-sucedida que indique um software para você vai gerar credibilidade para esse produto tão importante para a rotina da sua clínica.

Existem softwares que possuem programas de indicação criados para dentistas indicarem seus colegas de profissão que buscam salvar a rotina da clínica e eliminar a falta de lucratividade e se tornarem super gestores de alta performance. Quem indica ainda pode ter descontos em sua assinatura do software odontológico.


Busque softwares exclusivos para clínicas


Para escolher o melhor software para sua clínica odontológica é importante estar atento se ele é realmente voltado para o dentista e se atende às necessidades específicas da sua clínica, como o gerenciamento de agendas, prontuários eletrônicos, cadastro de pacientes, odontogramas e outras funções importantes.


Um software, por exemplo, voltado para agendamento de compromissos em geral, mas que não seja exclusivo para clínicas odontológicas, em algum momento te deixará na mão.


Um software exclusivo para o seu nicho pode ajudar a otimizar as atividades da clínica e melhorar a sua gestão.

Prefira armazenamento em nuvem


É muito importante que o melhor software odontológico não exija instalação e tenha o armazenamento em nuvem, porque ele permitirá que você acesse as informações da clínica de qualquer lugar e a qualquer momento, tornando a colaboração com a equipe muito mais fácil.


Além disso, um software odontológico com armazenamento em nuvem pode ajudar a reduzir custos e melhorar a segurança dos dados.


Busque um software odontológico completo

Resumindo, o melhor software odontológico deve ser completo e possibilitar o gerenciamento total das tarefas clínicas e administrativas do consultório, permitindo que o dentista tenha acesso rápido e prático a informações importantes, possibilitando decisões mais assertivas na gestão de seu negócio.


Além disso, um software odontológico completo vai ajudar você a otimizar as atividades da clínica, como o acompanhamento de tratamentos, a gestão financeira, o envio de mensagens, o gerenciamento de redes sociais e outros.


Agora, se você está procurando realmente o melhor software odontológico para seu consultório ou clínica, existem alguns fatores fundamentais que você não pode deixar de considerar. Preparamos dicas especiais para você, que podem ser muito úteis na sua tomada de decisão.


6 principais dicas para escolher o melhor software odontológico para sua clínica


Após considerarmos algumas dicas básicas que o melhor software odontológico precisa ter, vamos considerar agora dicas mais específicas para você escolher a melhor opção de software odontológico para sua clínica.


Essas dicas têm como objetivo guiar as clínicas odontológicas rumo a alta performance e a lucratividade, com insights que vão desde a captação, passando pela conversão, fidelização, definição de metas e indicadores e chegando até mesmo no planejamento financeiro e tributário da clínica. Confira as 6 principais dicas a seguir:


1. Escolha um software que te faça vender mais


Ao escolher um software, leve em consideração se ele facilita e contribui para que os processos de venda da sua clínica sejam alcançados. Isso é essencial porque contribui com os objetivos do negócio, Além disso, qualquer empresa vive de venda e sua clínica é uma empresa. Então busque um software que te dê todas as condições para gerar leads e converter pacientes em orçamentos aprovados.


Além disso, um software com foco na lucratividade vai facilitar o crescimento do seu negócio, otimizar a sua gestão e turbinar suas vendas.


Alguns dentistas têm dificuldades em vender seus procedimentos, e isso é normal. Mas lembre-se que realizar vendas é essencial para a sustentabilidade do seu negócio. Se esse é o seu caso, escolha um software que possua recursos e ferramentas que tornem mais fácil essa dificuldade.


2. Escolha um software que ofereça uma experiência incrível ao seu paciente


Surpreender e encantar é uma maneira de fidelizar mais e criar relacionamentos incríveis com seus pacientes. Um dos caminhos para isso é a tecnologia.


Através da tecnologia você consegue oferecer uma experiência de encantamento aos seus pacientes. Um software odontológico deve oferecer facilidades e exclusividades aos pacientes, como o agendamento online, a confirmação de consultas, envio de documentos de forma digital, entre outros.


3. Escolha um software que te ajude no engajamento da sua equipe


Engajar sua equipe resulta na melhoria da produtividade, performance, clima organizacional e nos resultados do negócio como um todo. Além disso, a tendência é que a equipe ofereça um atendimento mais humanizado e personalizado aos pacientes e a rotatividade de funcionários diminua, o que é benéfico para a fluidez das atividades da clínica ou consultório.


4. Escolha um software para te auxiliar na organização financeira


O melhor software odontológico vai te oferecer diversas ferramentas e relatórios financeiros para te auxiliar na sua organização e poder ajudar a aperfeiçoar suas tarefas econômicas, além de reduzir os erros contábeis de maneira mais precisa e eficiente. Além disso, um software com ferramentas financeiras apropriadas pode ajudar no planejamento de investimentos, e auxiliar no monitoramento de orçamentos e despesas.


5. Escolha um software que garanta que sua contabilidade esteja sempre em dia


É vital que a contabilidade da sua clínica esteja 100% organizada e o uso de um software que alcance esse objetivo pode ser uma verdadeira “mão na roda” para os proprietários de consultório ou clínica odontológica. Essa tecnologia é crucial para que o contador possa trabalhar de forma a voltar sua atenção para o que realmente necessita dela e, assim, otimizar seu tempo e rotina de trabalho que se tornam mais produtivos.


Além disso, o melhor software odontológico provavelmente vai garantir uma maior segurança na proteção de dados e informações relevantes da contabilidade de uma clínica e pacientes. É importante que o sistema realize cópias de segurança e aumente a confidencialidade dos dados, na medida em que limita o acesso a eles, e é você quem definirá quais colaboradores terão esse acesso.


Já conhece o serviço de contabilidade para dentistas da Clinicorp? Clique no link e solicite agora mesmo.


6. Escolha um software que facilite sua análise de resultados e criação de metas


Fazer uma análise de resultados é fundamental para obter informações precisas e ágeis sobre a sua clínica, identificar possíveis gargalos, oportunidades de melhoria e ajustar suas estratégias. Além disso, criar metas é essencial para definir os objetivos futuros do seu negócio e como chegar até eles.


Por isso, você precisa escolher o melhor software odontológico para ajudar nesses processos, fornecendo dados confiáveis, relatórios gerenciais, indicadores de desempenho e ferramentas de planejamento.


Clinicorp: o software odontológico das clínicas que mais lucram no Brasil


Atualmente a Clinicorp é o software de gestão para clínicas odontológicas mais completo do Brasil, com funcionalidades que contemplam toda a jornada do paciente na clínica e até mesmo a parte de backoffice, como serviços administrativos, financeiros e contabilidade.


O software da Clinicorp foi desenvolvido com base em pilares que tem como objetivo ajudar as clínicas odontológicas a atingir uma lucratividade de mais de 100k mensais. Os 6 pilares são: marketing e vendas, foco na experiência do paciente, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Gestão Contábil, Gestão de Metas e Indicadores.

Vimos acima as principais dicas para escolher o melhor software odontológico para sua clínica, mas agora veremos como os pilares do software Clinicorp te ajudam a colocar essas dicas em prática.


Marketing e vendas


O marketing é uma ferramenta muito importante para promover a clínica e aumentar a visibilidade da marca, atraindo mais pacientes e gerando lucro por meio do estudo do público-alvo.


Com um marketing bem estruturado, sua clínica passará a atrair muito mais leads, o que torna necessário também desenvolver as habilidades de vendas e persuasão da sua equipe. Dessa forma, além de aumentar seu alcance e posicionamento, você aumenta proporcionalmente sua taxa de conversão. Veja duas funcionalidades do sistema Clinicorp que vão te auxiliar nas suas estratégias de Marketing e Vendas:


Agendamento Online


O agendamento online da Clinicorp disponibiliza gratuitamente um link nos seus canais de atendimento, para que seus seguidores e pacintes possam realizar o próprio agendamento de forma totalmente independente e automatizada.


Com essa ferramenta você reduz as atividades manuais e burocráticas, ganha em produtividade, prospecta novos pacientes e torna a agenda de sua clínica sempre disponível para consultas 24 horas por dia e 7 dias por semana, independente de seu consultório estar ocupado ou não, mesmo após o expediente.


Integração com Cloudia


Com a integração entre a Cloudia e a plataforma Clinicorp, sua clínica terá maior autonomia na prospecção de novos pacientes que desejam agendar uma consulta em sua clínica e que vieram através da interação com Facebook Messenger.


Através da Cloudia é possível também habilitar um número para que via WhatsApp web sua clínica consiga de forma automatizada atender os pacientes que desejam agendar uma consulta.


Dessa forma, sua clínica estará sempre disponível para atender vários pacientes ao mesmo tempo e permitirá que eles mesmos marquem uma consulta conforme a disponibilidade de sua agenda. Tudo de forma virtual e através do aplicativo de mensagem.


Foco na experiência do paciente


Uma experiência excepcional do paciente pode contribuir para a fidelização dele e indicação a outros.Isso sem contar com a melhora na reputação da clínica, no aumento da receita, no diferencial competitivo e na satisfação pessoal dos funcionários.


Ao mapear estratégias para que a clínica alcance a alta lucratividade e performance, é imprescindível que o gestor foque na experiência do paciente, oferecendo um atendimento de qualidade, conforto e segurança durante os tratamentos e um relacionamento próximo e confiável. Confira duas ferramentas com Foco na Experiência do Paciente que o Software odontológico Clinicorp oferece:


Prontuário eletrônico


O prontuário eletrônico possui campos específicos para cadastrar dados pessoais e adicionais do seu paciente, armazenar fotos, arquivar documentos e registrar informações de tratamentos. Além disso, para os registros clínicos, você contará com as abas “Plano e Ficha Clínica” e “Fichas de Especialidades”, os quais é possível incluir as informações sobre os tratamentos, consultas, procedimentos e diagnósticos. Escolha a ficha que atende melhor ao procedimento que você deseja registrar, de acordo com a especialidade.


Para um acompanhamento visual geral dos procedimentos executados e a executar do seu paciente, você poderá acessar a aba “Odontograma”, onde pode visualizar graficamente por diferentes cores e símbolos esses procedimentos, sempre vinculados ao número do dente.


A grande vantagem de você utilizar o prontuário digital em sua clínica, é não correr o risco de perder informações importantes sobre a saúde de seus pacientes.


Anamnese digital personalizável


Essa ferramenta foi desenvolvida para auxiliar na elaboração de um planejamento que visa ser eficaz em todas as ações de acompanhamento, tomada de decisões e avaliação da evolução do paciente, tornando o processo de preenchimento de dados menos mecânico, mais dinâmico, ágil e seguro.


Através dela, você ou seu paciente serão capazes de preencher de forma rápida e facilitada todas as informações de saúde necessárias, onde você poderá acessar todos os dados em poucos cliques, no smartphone, tablet ou computador.


É uma oportunidade de mostrar ao paciente que você está realmente preocupado com a saúde dele. Além disso, a realização da anamnese completa é o primeiro passo para evitar erros clínicos e ganhar a confiança dos seus pacientes.


Gestão de pessoas


A gestão de pessoas é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e não é diferente em uma clínica odontológica. Os colaboradores são um dos principais ativos de uma empresa, e quando essa equipe é bem gerenciada e motivada, se torna um fator determinante para a qualidade do atendimento e a satisfação dos pacientes.


Veja uma ferramenta desenvolvida pela Clinicorp com o objetivo de gerir pessoas:


Comissões


Através dessa ferramenta o gestor de clínica consegue programar, administrar e analisar as comissões pagas para os profissionais parceiros. Uma funcionalidade assim proporciona maior esclarecimento do pagamento e evita qualquer sensação de injustiça ou mal-entendidos.


Gestão financeira


Manter uma boa gestão das finanças, com organização e planejamento, é indispensável para que uma clínica possa gerar lucro e prosperar. Controlar as receitas, despesas, fluxo de caixa, pagamentos de impostos e realizar um planejamento financeiro estratégico ajudam a manter o negócio de maneira sustentável, evitando a falta de recursos e dívidas. Confira uma ferramenta Clinicorp com foco na gestão financeira sem erros:


Fluxo de caixa


O fluxo de caixa funciona como um relatório, através do qual é possível filtrar as informações que você precisa por mês. Assim que listado, o sistema mostra um gráfico com as entradas e saídas das clínicas, junto dos valores a receber, a pagar, o saldo e o saldo acumulado. Cada uma dessas informações irá constar em uma cor, facilitando a visualização e monitoramento.


Gestão contábil


O cumprimento de toda e qualquer responsabilidade fiscal é vital para a saúde financeira de uma clínica ou consultório. Afinal, seu não pagamento pode gerar graves consequências junto aos órgãos reguladores, como a Receita Federal. Por conta disso, o pilar “Gestão Contábil” requer tanta atenção quanto qualquer outro, senão até mais, pois pode levar ao fechamento da clínica ou consultório. Veja algumas ferramentas do software Clinicorp para realizar uma gestão contábil eficiente:


Emissão de NFSe


A emissão da nota fiscal é uma das principais garantias de que a clínica está atuando dentro da legalidade e cumprindo o pagamento de seus tributos. A emissão também é importante para a declaração de Imposto de Renda dos fornecedores e pacientes. Essa ferramenta também centraliza as operações financeiras e fiscais da clínica.


Relatórios de faturamento


Relatórios financeiros são fundamentais para fazer a contabilidade da clínica e garantir conformidade com a Receita Federal. Além disso, com os relatórios de faturamento da Clinicorp, você tem uma visão clara das principais áreas do seu negócio.


Gestão de metas e indicadores


A gestão de metas e indicadores é fundamental para a gestão estratégica de uma clínica odontológica, é ela que permite acompanhar o desempenho do negócio, identificar pontos fortes e fracos, e tomar decisões mais assertivas para alcançar os objetivos estabelecidos.


Esse é um pilar extremamente importante se o gestor visa ampliar sua lucratividade de maneira exponencial. Confira uma funcionalidade incrível do sistema Clinicorp para te ajudar na gestão de metas e indicadores:


Dashboard analítico


Essa funcionalidade foi criada para que os proprietários, gestores e profissionais dos consultórios ou clínicas odontológicas pudessem analisar e acompanhar métricas em tempo real, de forma prática e extremamente visual. O dashboard facilita, embasa e acelera a tomada de decisão, uma vez que concentra os resultados/indicadores de performance das áreas da clínica em um só lugar.


Conclusão


Em conclusão, escolher o melhor software odontológico é uma decisão crucial para o sucesso de um consultório ou clínica odontológica. É importante considerar diversos fatores, como as funcionalidades necessárias para a gestão dos pacientes e do negócio, a facilidade de uso, a segurança dos dados e o suporte técnico oferecido pela empresa provedora.


Antes de escolher qual é o melhor software odontológico para sua clínica, é recomendável fazer uma pesquisa cuidadosa e buscar referências de outros profissionais do ramo. Também é importante testar o sistema e verificar se ele atende às suas necessidades específicas.


O melhor software odontológico pode trazer diversos benefícios, como a melhoria da eficiência do trabalho, a redução de erros e aprimoramento da experiência do paciente. Por isso, vale a pena investir tempo e recursos na escolha do melhor software odontológico para a sua clínica ou consultório.


O sistema da Clinicorp é a melhor opção para você porque é o único software de gestão desenvolvido para aumentar a lucratividade das clínicas de odontologia. Ele é ideal para quem busca soluções completas, como a gestão de pacientes, agendamentos, controle financeiro e muito mais.


Ao trazer a gestão da sua clínica para o sistema Clinicorp, você otimiza o uso do tempo, pois tem tudo ao alcance de um clique, em uma única plataforma. Além disso, a automatização de processos aumenta o potencial de lucratividade do negócio, pois você tem economia de recursos e melhor controle das finanças.

Perfeito, não é verdade?


Para saber mais ou adquirir o sistema Clinicorp, o melhor software odontológico do Brasil, é só clicar no link e solicitar uma demonstração gratuita.

144 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments