
Documentação Ortodôntica: o que é e como realizá-la
Atualizado: 22 de mar.
A documentação ortodôntica é um conjunto de registros de imagens, exames de raio-X e modelagem 3D que permitem ao ortodontista fazer uma análise detalhada da arcada dentária e formação óssea dos pacientes.
Assim como um médico necessita de exames específicos para diagnosticar e tratar seus pacientes, o ortodontista também dispõe de uma importante ferramenta para escolher o tratamento ideal e acompanhar seu progresso: a documentação ortodôntica do paciente.
Os registros que compõem essa documentação são fundamentais para identificar a raiz de problemas dentários e definir o plano de tratamento certo.
Ela é geralmente composta por alguns exames de radiografia e modelagem em alginato ou impressão tridimensional, os quais são extremamente importantes de maneiras diferentes para o sucesso do tratamento.
Para conhecer todos os detalhes da documentação ortodôntica, como ela é feita e a importância desses registros, não deixe de ler este artigo.
Leia também: Saiba como fazer uma anamnese de forma correta em 7 passos
O que é Documentação Ortodôntica?
A documentação ortodôntica é um conjunto de exames, procedimentos e imagens, necessários para que o ortodontista consiga diagnosticar e planejar o tratamento mais adequado para cada um de seus pacientes.

Esses registros são muito úteis ainda, no desenrolar do tratamento ortodôntico, auxiliando a avaliar a evolução do paciente, principalmente no tradicional antes e depois.
Devido às diferentes necessidades de cada paciente e objetivos do tratamento, essa documentação ortodôntica pode ser dividida em alguns tipos diferentes, como:
Documentação Básica
Documentação Básica - incluindo radiografia da mão e punho
Documentação Básica - sem modelos
Documentação Completa
Documentação para Cirurgia Ortognática
Documentação Final
Documentação Digital - radiografia digital.
A seguir, vamos entender para que a documentação ortodôntica serve e quando ela deve ser utilizada.
Documentação Ortodôntica: para que serve?
Para que o ortodontista entenda as condições de saúde bucal dos pacientes e defina o melhor plano de tratamento, ele precisa de registros que apresentem detalhadamente todas essas informações. Esses registros são a documentação ortodôntica do paciente.
É, por exemplo, através da documentação que ele conseguirá identificar possíveis cáries, fratura nos dentes, infecções, perda óssea, entre outros problemas.