Documentação Ortodôntica: o que é e como realizá-la

Atualizado: 22 de mar.

A documentação ortodôntica é um conjunto de registros de imagens, exames de raio-X e modelagem 3D que permitem ao ortodontista fazer uma análise detalhada da arcada dentária e formação óssea dos pacientes.


Assim como um médico necessita de exames específicos para diagnosticar e tratar seus pacientes, o ortodontista também dispõe de uma importante ferramenta para escolher o tratamento ideal e acompanhar seu progresso: a documentação ortodôntica do paciente.


Os registros que compõem essa documentação são fundamentais para identificar a raiz de problemas dentários e definir o plano de tratamento certo.


Ela é geralmente composta por alguns exames de radiografia e modelagem em alginato ou impressão tridimensional, os quais são extremamente importantes de maneiras diferentes para o sucesso do tratamento.


Para conhecer todos os detalhes da documentação ortodôntica, como ela é feita e a importância desses registros, não deixe de ler este artigo.


Leia também: Saiba como fazer uma anamnese de forma correta em 7 passos



O que é Documentação Ortodôntica?


A documentação ortodôntica é um conjunto de exames, procedimentos e imagens, necessários para que o ortodontista consiga diagnosticar e planejar o tratamento mais adequado para cada um de seus pacientes.


ortodontista apresentando o diagnóstico ao paciente
Entenda o que é documentação ortodôntica.

Esses registros são muito úteis ainda, no desenrolar do tratamento ortodôntico, auxiliando a avaliar a evolução do paciente, principalmente no tradicional antes e depois.


Devido às diferentes necessidades de cada paciente e objetivos do tratamento, essa documentação ortodôntica pode ser dividida em alguns tipos diferentes, como:


  • Documentação Básica

  • Documentação Básica - incluindo radiografia da mão e punho

  • Documentação Básica - sem modelos

  • Documentação Completa

  • Documentação para Cirurgia Ortognática

  • Documentação Final

  • Documentação Digital - radiografia digital.


A seguir, vamos entender para que a documentação ortodôntica serve e quando ela deve ser utilizada.


Documentação Ortodôntica: para que serve?


Para que o ortodontista entenda as condições de saúde bucal dos pacientes e defina o melhor plano de tratamento, ele precisa de registros que apresentem detalhadamente todas essas informações. Esses registros são a documentação ortodôntica do paciente.


É, por exemplo, através da documentação que ele conseguirá identificar possíveis cáries, fratura nos dentes, infecções, perda óssea, entre outros problemas.